LOGIN COMUNIDADE P.PORTO
(acesso à área reservada do Portal)

IPP | Candidatura aos cursos lecionados no Politécnico do Porto com o ENEM

Data de inserção: 10-10-2015

Se é brasileiro e quer estudar no Politécnico do Porto através do ENEM, este artigo é para si. Saiba tudo o que precisa de fazer aqui.

O Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, regula o estatuto de estudante internacional. Conforme disposto neste Decreto-Lei, estudante internacional é o estudante que não tem a nacionalidade portuguesa, exceto:
- Os nacionais de um Estado membro da União Europeia; ?
- Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente, sendo que o tempo de residência com autorização de residência para estudo não releva para o efeito.

Os estudantes internacionais que ingressem no ensino superior mantêm o estatuto de estudante internacional até ao final do ciclo de estudos em que se inscreverem inicialmente ou para que transitem. Caso os estudantes internacionais adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia, cessa a aplicação do estatuto de estudante internacional no ano letivo subsequente à data da aquisição da nacionalidade.

A candidatura de estudantes internacionais aos cursos do Instituto Politécnico do Porto (IPP) realiza-se online aqui.

Como verifica, na página, está disponível informação sobre o calendário bem como a informação e regulamentação relevante para a apresentação de candidaturas. Nesta data não tem acesso a apresentar candidatura (só a poderá instruir a partir do dia 25 de setembro e até ao dia 10 de outubro) mas já pode consultar a informação e regulamentação aplicável. No dia 24 de setembro será acrescentado o mapa de vagas para a 2ª fase do concurso.

Sobre os documentos obrigatórios a apresentar na candidatura (anexo II do Edital do concurso):

1- A certidão(ões) com as disciplinas discriminadas e média final, de um curso do ensino secundário, ou habilitação legalmente equivalente – é no caso o Certificado de Conclusão do Ensino Médio com a discriminação dos resultados de desempenho, em cada uma das áreas de conhecimento e de redação do exame.
2- O documento emitido pela autoridade competente do país onde a mesma foi obtida, que ateste que o estudante reúne as condições, para se candidatar e poder ingressar, nesse país, em curso da mesma área científica daquele a que se candidata. Este documento deve discriminar as condições de acesso e ingresso exigidas bem como as classificações obtidas  – é no caso o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Sendo o português a sua língua materna está dispensado da realização da prova de conhecimento da língua mas deve apresentar a declaração sob compromisso de honra do domínio da língua materna correspondente à de lecionação do curso (português), conforme disposto no n.º 3 do artigo 7.º do Regulamento aprovado pelo Despacho IPP/P-033/2014, como previsto no n.º 6 anexo II do edital do concurso.

Para efeitos de seriação será considerado o valor médio dos resultados de desempenho em cada uma das áreas de conhecimento e de redação do ENEM convertida na escala de classificações portuguesa (0 a 20 valores) – assim a média de 500 no ENEM corresponde a 10 valores na escala portuguesa e 1000 valores no ENEM corresponde a 20 valores na escala portuguesa.

Aos valores anuais da taxa de frequência  ou anuidade aplicável aos estudantes internacionais, que constam da Deliberação IPP/CG – 06/2015, aplica-se aos estudantes da CPLP uma redução de 50%.
Em Portugal a taxa de frequência  ou anuidade chama-se “propina” (sabemos que no Brasil este termo tem uma conotação muito negativa), licenciatura corresponde à graduação e Mestrado à Pós Graduação.

Tags:  enem  ipp  politécnico do porto  brasil

LIGAÇÕES ÚTEIS
INTRANET CANDIDATURAS SECRETARIA ONLINE SITE P.PORTO